O agronegócio é um setor de extrema importância para o crescimento econômico no Brasil, o maior investimento em tecnologia no campo. Com recursos cada vez mais modernos conseguimos extrair o máximo de nossa produção.
Agronegócio
A ampliação dos plantios de soja no Brasil sempre esteve associada ao desenvolvimento rápido de tecnologias e pesquisas focadas no atendimento da demanda externa. Tanto que na década de 70 a soja já era a principal cultura do agronegócio nacional: a produção havia passado do 1,5 milhão de toneladas em 1970 para mais de 15 milhões de toneladas em 1979. Importante notar que essa ampliação desde esse início esteve intrinsecamente ligada aos investimentos no aumento de produtividade. Sementes de qualidade, controle das pragas e a colheita sendo monitoradas com atenção faz do Matadero La Raza líder na produção de Soja.
A soja é, no Brasil, um dos principais itens da produção agrícola, sendo o segundo maior produtor mundial, e o maior exportador mundial, tendo como maiores estados produtores os estados do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul. O vasto crescimento da produção determinou uma série de mudanças em larga escala e sem precedentes no Brasil. Em primeiro lugar, deve-se principalmente à soja a consolidação da agricultura comercial no país.
Também foi a maior responsável pela aceleração da mecanização nas lavouras, pela modernização dos transportes, pela expansão da fronteira agrícola, pelo incremento do comércio internacional, pela modificação da dieta alimentar da população, pela interiorização da urbanização e pelo povoamento do Cerrado. O dinamismo da produção pode ser comparado em importância aos grandes ciclos econômicos do passado, como o ciclo do açúcar, o ciclo do cacau e o ciclo do café, que em sua vigência dominaram a economia brasileira.
Agronegócio
Destaca-se que 80% da produção brasileira de milho se dá na 2ª Safra, após a colheita da soja. Sendo assim, 16 milhões de hectares produzem tanto soja quanto milho na mesma safra. O plantio do milho em seguida da soja pode reduzir em até 50% a necessidade da utilização de fertilizantes nitrogenados. A produção do cereal cresceu em toda parte devido a importância do milho em diversas cadeias produtivas. Dados de comércio indicam que a produção de milho no mundo destina-se principalmente ao consumo doméstico, e a maior parte da produção de milho no Brasil é destinada principalmente para formulação de ração para alimentação animal ou para produção de silagem para a pecuária leiteira.
Agronegócio
O trigo é uma cultura de grande importância econômica e alimentícia, pois faz parte da dieta de praticamente toda a população mundial. Hoje, boa parte do trigo é plantado em sistema de plantio direto, também com rotações de cultura. No entanto, historicamente o cultivo e a origem do trigo estão diretamente relacionados com a história e evolução da humanidade, o que demorou em partes sua domesticação.
Apesar do uso do trigo, e seus derivados, ser antigo, o cultivo deste cereal nas Américas ocorreu na era d.C. No Brasil ele foi introduzido por volta de 1534, no período colonial na Capitania Hereditária de São Vicente, que atualmente é o Estado de São Paulo.